terça-feira, 31 de março de 2009

Aracy Côrtes, 105 anos!

Hoje é o grande dia!
105 anos de Aracy Côrtes e a recolocação da placa em sua homenagem no Teatro João Caetano.
Trazer a placa de volta ao teatro tem sido idéia defendida por J. Maia e o ex diretor do João Caetano, Paulo Roberto.

Hoje às 19H, sob a direção de Daniel Dias, haverá a cerimônia, marcada pela apresentações de artistas e exposições de fotos de Aracy, do arquivo de J. Maia.

Em homenagem à querida artista, escreverei uma pequena biografia, com fotos e gravações. Não será uma biografia completa, pois, o espaço seria pequeno para tal. Assim, falarei em geral de sua vida e carreira.

quinta-feira, 26 de março de 2009

O dia 31!

A Praça Tiradentes (RJ) vai reviver seus dias de glória!

Está se aproximando o dia em que Aracy Côrtes completaria 105 anos!
Na data, 31 de Março, será marcada com a recolocação da placa em homenagem à atriz e cantora, e acontecerá no Teatro João Caetano, palco (literalmente) onde Aracy lançou inúmeros êxitos e mereceu os mais calorosos aplausos.

Esse carinho irá se repetir terça-feira próxima. O diretor do teatro, Daniel Dias da Silva e a Secretária de Cultura Adriana Rattes receberão figuras ilustes como o cenógrafo J. Maia, que trabalhou e amparou Aracy em suas últimas décadas de vida.
Maia possui um rico acervo sobre a cantora e, durante a homenagem, estarão expostas fotografias de seu acervo pessoal.
O público também poderá apreciar as apresentações de Carol Bezerra e André Protásio.

O Teatro João Caetano fica na Praça Tiradentes s/n, Rio de Janeiro.
O evento se iniciará às 19H.




Um Sorriso
Samba -canção de Benedito Lacerda
Gravado por Aracy Côrtes em 17 de Julho de 1934, disco lançado em Agosto de 1934.
Disco Odeon nº 11.144-B, Matriz 4880
Aracy é acompanhada pela Orquestra Odeon

Acervo Marcelo Bonavides







terça-feira, 24 de março de 2009

Um novo título

Resolvi mudar o título de meu blog.
Antes, chamado "Marcelo Bonavides" (eu ehehe), agora "Estrelas que nunca se apagam". É um título bem poético e, quem sabe, piegas. Será? Enfim.. Poético porque evoca artistas que atuaram, no mínimo, há quase 70 anos atrás, em uma época em que era normal ser romântico. Piegas, porque muita gente não conhece nossa história, seja política, econômica, cultural.. e acham que esses artistas nunca existiram e, na feroz prática de descartar tudo, inclusive valores, podem torcer o nariz ao que foi feito há muito tempo atrás... e torcem mesmo!
Por enquanto deixarei esse título (parece mais nome de modinha do Catullo, gravada na Casa Edison por Mário Pinheiro ou Bahiano, ou até por Risoletta ou Senhorita Odette).
As estrelas não se apagaram, foram esquecidas. E pessoas que não possuem "olhos para enxergar" não conhecerão seu valor. Mas, aos que conseguem realmente ver, um belo firmamento os aguarda!


"Os Olhos Della"
Schottisch de Irineu de Almeida. Gravado pela Banda da Casa Edison em 1907.
Disco Odeon Record nº108.143, Matriz 676.
Esta música recebeu versos de Catullo da Paixão Cearense, feitos em homenagem à atriz Appolônia Pinto.









Agradecimento ao Arquivo Nirez.

Para Aracy!

O dia 31 de Março próximo será duplamente especial.
Marcará os 105 anos da atriz e cantora Aracy Côrtes, grande nome da Música Popular Brasileira de todos os tempos. Aracy nasceu em 1904, no Rio de Janeiro, e nessa mesma cidade faleceu, em 1985, meses antes de completar 81 anos. Sua carreira no Teatro de Revista foi antológica, chegando a ser considerada uma de suas rainhas e, até, sinônimo do próprio gênero musical. Não bastando esse sucesso, ainda marcou sua presença nos discos, rádios e excursões, inclusive ao exterior.
Em um dos teatro onde era soberana, o João Caetano (RJ), havia uma placa em sua homenagem, pelos grandes serviços prestados ao Teatro Brasileiro. Após algumas reformas a placa foi removida e não havia voltado ao seu lugar.
Na atual administração o diretor do João Caetano, o cearense Daniel Dias da Silva, está preparando uma homenagem à Aracy, no dia de seu aniverário, com a reinauguração da placa.
Um ato que merece nossoa aplausos pelo respeito e atenção a um dos grandes nomes de nossa história cultural que, mais uma vez, recebe a atenção merecida.

Estamos contentes com a homenagem!

domingo, 22 de março de 2009

MARCAS D´ÁGUA

Minhas amigas e amigos que acompanham meu Blog. Vou explicar o porque que marco as fotos postadas aqui.
É simples: elas fazem parte de coleções e arquivos particulares.
Arquivos que levaram mais de 20 anos e, até, 50 anos para serem formados.
E não nos enganemos, na Internet a maioria das pessoas copia foto e quando posta em algum lugar não coloca o credito de origem. Infelizmente é assim. Poucos são os que respeitam.

Em um comentário recente, feito na postagem do artigo sobre Carmen Miranda, um(a) internauta ficou indignado com o fato das fotos estarem com marcas d´água. Afirmou que Carmen era domínio público e que eu, o postador, era um mané qualquer que me achava no direto de assim apresentar as fotos. Bem, o "mané" tem nome e sobrenome: MARCELO BONAVIDES, Ator, Pesquisador Musical e Jornalista. E se ser cuidadoso com seu acervo ou com o dos colegas é ser mané, serei com orgulho!
E esse Sr. Sra. Anônimo, quem é??... enfim............. Por que não assina o que posta aqui??

As fotos pertencem a arquivos sérios e serão SEMPRE aprsentadas com marcas d´água. Carmen ou qulquer outros artistas aaqui citados assim serão apresentados. já tive fotografias copiadas e nunca colocaram meu nome nos créditos. Não irei cometer esse erro novamente, nem vou faltar com o respeito com meus colegas pesquisadores, pessoas sérias que sempre assinam seus nomes em trabalhos ou comentários.
Sem mais.

Obrigado.

MARCELO BONAVIDES

terça-feira, 17 de março de 2009

As Centenárias de 2009!

A ano de 2009 marca o centenário de vários artistas. A mais famosa centenária, sem dúvida, é Carmen Miranda, maior nome de nossa Música Popular Brasileira no exterior e uma das maiores interpretes de nosso samba emarcha. Porém outros nomes importantes merecem resgate: Elisa Coelho, Olga Praguer Coelho e Laura Suarez. As três foram de grande importância para nossa música e cultura e também completariam 100 anos.
Todas elas serão relembradas aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...