quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Eixo da Avenida, por Pepa Delgado - 1904


Valsa de Assis Pacheco, cantada por Pepa Delgado na revista musical Avança, em 1904, e gravada por ela em 1904, disco Odeon Record 10065.

Pepa Delgado foi uma das mais queridas e prestigiadas artistas das primeiras décadas do Século XX. Foi uma das primeiras cantoras a gravar disco no Brasil, fazendo sucesso também no teatro de revista, em burletas, operetas, e atuando no cinema. Casou-se com um militar e abandonou a carreira um ano antes de seu único filho nascer. Mesmo depois de "aposentada", continuou a incentivar e ajudar as novas gerações de artistas, como Abigail Alessio Parecis (sua afilhada de batismo), Colé Santana, Vicente Celestino...

Tive o prazer e a honra de receber de sua neta um precioso material, parte de seu acervo particular, que está incorporado ao Acervo Marcelo Bonavides. Entre os ítens, temos o disco desta valsa, gravada por Pepa e que ela guardou em sua casa.  





Eixo da Avenida

Já não tenho prazer nesta vida
Infeliz, como eu sou, jamais vi!...
Pois por causa da tal avenida
O meu noivo querido perdi
Era um moço de louro cabelo
Olhos grandes, chamava-se Aleixo
Mas, fugiu! Nunca mais pude vê-lo...
Desde que houve...a abertura do eixo.

A princípio, era bom, amoroso
Sempre amável e sempre a sorrir...
Tão gentil, tão...tão...tão carinhoso!
E tão mau afinal me sair!
Enganou-me o tratante, o malvado!
Desse engano é que aflita me queixo
Percebi que me havia enganado
Só depois... da abertura do eixo!

Conheci-o num baile valsando...
Vê-lo e amá-lo foi quanto bastou!
Ai, Jesus! Chorarei até quando?...
Que infeliz! Que infeliz, ai que eu sou!
Enganou-me o vilão, foi esperto!...
E a culpada foi eu! É bem feito!
Mas agora que está o eixo aberto
Vou ter noivos a torto e a direito.








3 comentários:

  1. Que triste e forte para época! Bacana seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas cançõezinhas picantes de inícios do XX! Nossa, e elas abundam, não? hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo;
    Parabéns por focalizar a atriz e cantora Pepa Delgado... Na semana de 20 a 27 de Junho de 2010, toda hora e 45minutos, na minha radio web, estarei contando a vidae obra dessa importante figura de nossa historica musica brasileira.....
    se tiver um tempinho, nos ouça:
    http://officinadosradios.blogspot.com
    Se vc tiver mais fotos e mais gravações raras da Pepa, divulgue-as, ok?
    Cordial Abraço;

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...