domingo, 10 de março de 2013

ADEUS À ROSITA THOMAZ LOPES



Faleceu neste sábado, dia 09 de março de 2013 às 20:45, a atriz Rosita Thomas Lopes.
Embora sem nenhum problema grave de saúde, a atriz estava debilitada com a perda de mobilidade nos últimos meses. Segundo sua nora, os médicos apontaram como causa da morte falência múltipla dos órgãos.

Nascida em 01 de junho de 1920, Rosita Thomaz Lopes, além de ser uma das mulheres mais elegantes do Rio de Janeiro nos anos 50, era dona de casa com três filhos. Resolvida a se reinventar buscou uma atividade profissional e decidiu ser atriz.




No início, de forma amadora, atuou com Maria Clara Machado, até entrar para a companhia de Tônia Carreiro, Adolfo Celi e Paulo Autran (Tônia-Celi-Autran), estreando profissionalmente em 1961, com a peça Castelo na Suécia. Logo de início, Rosita arrebatou o prêmio de atriz coadjuvante.

Descobrindo no teatro sua grande paixão, ela ainda participaria da companhia Carioca de Comédias, de Ítao Rossi, Célia Biar e Napoleão Muniz.




Ao abraçar a carreira artística, trocou o Z de seu sobrenome, Thomaz, pelo S.

Seu destaque nos palcos a levaria para a TV, onde também muito trabalhou. Suas personagens eram mulheres elegantes e ricas.
Na vida pessoal, familiares e amigos de Rosita destacam uma grande qualidade da atriz: o companheirismo.
Entre suas novelas estão: Carinhoso (1973), Escalada (1975), Anjo Mau (1976), Nina (1977), Te Contei? (1978), Marrom Glacê (1979), Brilhante (1981), Guerra dos Sexos (1983), Louco Amor (1983), Rainha da Sucata (1990) e Pátria Minha (1994).

Em seu último trabalho, na novela Força de um Desejo, de 1999, Rosita interpretou Fabíola, uma senhora simples do século XIX que vivia com o irmão (Dr. Xavier - Nelson Dantas) e os sobrinhos (Juliana Xavier - Júlia Feldens e Mariano Xavier - Marcelo Serrado). Era um personagem diferente do que ela costumava interpretar, porém, com muito talento e carisma.




Rosita Thomas Lopes deixa três filhos, três netos e três bisnetos.

Atualmente, podemos rever seu trabalho na reprise da novela Rainha da Sucata (1990), em exibição no Canal Viva.





Alguns momentos de sua carreira:


Anjo Mau, 1976.


Te Contei?, 1978.


Marrom Glacê, 1979.
Lady Francisco e Rosita Thomas Lopes.


Brilhante, 1981.
Fernanda Montenegro e Rosita Thomas Lopes.


Força de um Desejo, 1999.








Fontes:
http://g1.globo.com
http://ondeanda.multiply.com
http://elencobrasileiro.blogspot.com.br/
http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br
http://www.anosdourados.net.br
http://www1.folha.uol.com.br





2 comentários:

  1. Nossa, quando vi a foto me lembrei de minha infância, quando sentávamos pra assistir às novelas. Ela era uma atriz muito carismática. Que Deus a tenha em bom lugar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...