quarta-feira, 17 de abril de 2013

MARTHA EGGERTH e seus 101 anos de vida!




Hoje, 17 de abril de 2013, a soprano e atriz MÁRTHA EGGERTH está completando 101 anos. Ela ainda vive e reside em Nova York.

Mártha Eggerth (ou Marta Eggerth) nasceu em Budapeste (antigo Império Austro-Húngaro), atual Hungria, em 17 de abril de 1912.  Sua mãe, Tilly (nascida Herezegh), era uma soprano dramático de coloratura e seu pai, Paul Eggerth, diretor do Reichsbank  local( o Banco Central da Alemanha). Tilly se dedicou à filha, que era considerada um prodígio. Já aos 11 anos, Mártha fez sua estreia teatral em uma opereta.  Nesse período, e nos anos seguintes, ela começou a cantar os repertórios de coloratura mais exigentes de compositores como: Rossini, Meyebeer, Offenbach e Johann Strauss II.

Ainda adolescente, ela fez uma turnê pela Dinamarca, Holanda e Suécia. Depois, foi à Viena, convidada por Emmerich de Kalman para substituir a famosa soprano da Ópera Estatal de Viena, Adele Kern, em sua opereta Das Veilchen vom Montmartre (A Violeta de Montmartre).

1932

No início da década de 1930, Mártha foi descoberta pela indústria cinematográfica, decolando sua carreira e tornando-se conhecida internacionalmente.
Fez mais de quarenta filmes em cinco idiomas: Húngaro, Inglês, Alemão, Francês e Italiano.
No set de Mein Herz ruft immer nach dir (Meu coração está chamando você), de 1934, ela conheceu o tenor polonês Jan Kiepura. Apaixonaram-se e se casaram em 1936. Juntos, ficariam conhecidos como o Liebespaar (o Par Romântico) da Europa, atraindo a atenção por onde passavam.

Com Jan Kiepura

 No início de 1938, Kiepura fazia uma bem sucedida estreia no Metropolitan Opera de Nova York. Enquanto isso, Mártha assinava um contrato com o Shubert Theatre, na Broadway (do mesmo empresário que levou Carmen Miranda aos EUA). Pouco temo depois, Hollywood a procurava e ela passou a ser contratada da Metro-Goldwyn-Mayer. No começo da década de 1940, fez dois filmes com Judy Garland: For Me and My Gal (Idílio em Dó-Ré-Mi), de 1942, onde Gene Kelly teve seu primeiro papel de destaque; e Presenting Lily Mars (Lilly, a teimosa), de 1943.

Apresentando-se sozinha e ao lado do esposo, Mártha Eggerth seguiu uma vitoriosa carreira, mesmo após a Segunda Guerra Mundial, fazendo filmes, cantando óperas, operetas, excursionando pelo mundo.
Um de seus grandes êxitos foi a opereta de Franz Lehar, A Viúva Alegre. Há quem diga que representaram mais de duas mil vezes, em quase duas décadas e pelo mundo todo.

Com a morte de Jan Kiepura, em 1966, Mártha parou de cantar por um período. Sua mãe foi quem a convenceu a retomar sua carreira. Na década de 1970 ela conquistaria um novo veículo, a Televisão.

Mártha Eggerth não parou mais. Em 2001 retornou à Londres no espetáculo An Interview-in-Concert, no Wigmore Hall, esgotando todos os ingressos. Ela tinha 89 anos.


Entre 2006 e 2007, quando estava com 94 e 95 anos, ela apresentou dois concertos com entrevista no Metropolitan Museum of Art; também teve shows esgotados no Café Sabarsky na Neue Galerie e ainda apareceu no Fórum Cultural Austríaco, e em outros eventos importantes, como na Associação Judaica de Serviços para Idosos (sua mãe era judia).

Hoje, aos 101 anos, Mártha Eggerth mora em Nova York. Do seu casamento com Jan Kiepura, ela teve dois filhos.


Mártha Eggerth encontra Linda Batista no Brasil

Linda Batista e Martha Eggerth

Em 1940, Mártha Eggerth veio ao Brasil.
Aqui, ficaram amigas e se comunicavam em inglês. Cada uma com seu estilo de música, em uma admiração mútua.
Dessa amizade, nasceu o interesse de Mártha pelo samba. Mesmo com a dificuldade inicial, mas, com a prestimosa ajuda de Linda, a estrela húngara já sabia o sucesso da estrela brasileira, o samba Lesco-Lesco.
- E ela canta com uma graça que até espanta. Martha é um amor! – dizia Linda.

Aquarela do Brasil também tinha novas e diferentes tonalidades na voz do Rouxinol do Danúbio, Mártha Eggerth.



Fotos e vídeos de Martha Eggerth, sozinha ou com seu esposo Jan Kiepura:






























A Viúva Alegre, 1943.











Aqui, você pode conferir 52 vídeos de Martha Eggerth em um só canal:


Outros vídeos:




































Fontes:

Arquivo Nirez

www.superstulatek.pun.pl
www.notrecinema.com
www.fanpix.net
www.fakt.pl
carabaas.livejournal.com
www.listal.com
www.cyranos.ch
www.histoire-vesinet.org
http://www.allstarpics.net/
www.rottentomatoes.com
photos.lucywho.com
www.last.fm 
www.patriamusic.com
www.polenvoornederlanders.nl
ekspozycje.org.pl
info-horyzont.pl 
http://www.musicals101.com/











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...