sábado, 24 de agosto de 2013

Filme TICO TICO NO FUBÁ, de 1952

eraumavezumacancao.wordpress.com


O compositor Zequinha de Abreu foi um dos mais talentosos e férteis que o Brasil conheceu. Quem conhece um pouco de sua obra, com certeza já se encantou com Branca, Tardes em Lindóia, Amando Sobre o Mar...
Quem não o conhece, provavelmente já dever ter ouvido Tico Tico no Fubá, sua música de maior sucesso, que Carmen Miranda gravou e cantou em filmes e show pelos EUA e mundo à fora.

Em 1952, uma adaptação de sua biografia chegava às telas dos cinemas em um roteiro de Jacques Maret adaptado para um drama romântico. Havia um aviso, antes do início do filme, dizendo que a maioria das pessoas mostradas eram fictícias.

Tico Tico no Fubá, filme dirigido por Adolfo Celi, trazia Anselmo Duarte interpretando o compositor. No elenco, Tônia Carrero encantava a todos como Branca e Marisa Prado vivendo Durvalina. 

Foi produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, que tinha os estúdios em São Bernardo do Campo (SP).

O elenco ainda trazia Marina Freire (Amália), o diretor teatral e ator Zbogniew Ziembinski como o dono do circo, Modesto de Souza (Luís) e Abelarddo Pinto vivendo o célebre Palhaço Piolim.

Anselmo Duarte
pipocamoderna.com.br



Tônia Carrero e Anselmo Duarte
fotos.estadao.com.br



Tônia Carrero e Anselmo Duarte
cinema.uol.com.br




Curiosidades


  • Foi o quinto filme de Tônia Carrero. O diretor Adolfo Celi, na época, era seu esposo.


  • No filme, Branca é uma artista de circo e seu nome foi dado por Zequinha a outra composição, que o filme mostra com destaque.

  • Na vida real, branca era filha do chefe da estação de Santa Rita do Passa Quatro. Zequinha compôs, de improviso, uma valsa em sua homenagem em 1910. No filme, eles se conhecem em 1912.


  • Algumas locações foram feitas em Santa Rita do Passa Quatro, cidade natal do compositor e onde se encontram suas cinzas.


  • Na Vila Tico-Tico, em São Bernardo do Campo (SP), foi construída uma réplica da praça principal de Santa Rita do Passa Quatro.


  • O filme participou do Festival de Cannes de 1955.




TICO TICO NO FUBÁ












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...