sábado, 1 de fevereiro de 2014

ADEUS A MAXIMILIAN SCHELL



Faleceu na madrugada de hoje, dia 01 de fevereiro de 2014, o ator MAXIMILIAN SCHELL, ganhador, em 1962, do Oscar de Melhor Ator por sua atuação em O Julgamento de Nuremberg (Judgment at Nuremberg), dirigido por Stanley Kramer em 1961. Ele foi o primeiro artista de língua alemã a ganhar o Oscar após a Segunda Guerra Mundial.

Em 18 de janeiro, último, o ator passou mal em Kitzubuhel, oeste da Áustria. Na ocasião, ele estava participando de uma filmagem para o canal alemão ZDF, segundo informou a agência austríaca APA.

Terça-feira passada, dia 28, ele havia deixado o Hospital.

Sua agente, Patricia Baumbauer, declarou que ele faleceu “em consequência de uma doença grave e repentina”.
Ele estava com 83 anos.

Nascido em Viena (Áustria) em 08 de dezembro de 1930, Maximilian Schell era filho de um dramaturgo suíço e de uma atriz austríaca. Tanto ele como seus irmãos também seguiram carreira artística.

Após a Áustria ser anexada pelos nazistas, em 1938, a família se refugiou na Suiça. Aopós a Segunga Guerra Mundial, ele retornou Áustria.

Estudando arte dramática em Zurique, só estreou no cinema em 1955, participando de pequenos papéis em dois filmes alemães.
Em Hollywood, estreou em Os Deuses Vencidos (The Young Lions), dirigido por Edward Dmytryk em 1958.

Em O Julgamento de Nuremberg, ele interpretava o advogado Hans Rolfe, advogado de defesa dos oficiais nazistas. 

Coube à Joan Crawford lhe entregar o Oscar de Melhor Ator:




Maximilian ainda seria indicado mais duas vezes ao Oscar, após 1961: como melhor ator por The Man in the Glass Booth, de 1975; e como melhor ator coadjuvante por Julia, de 1977.

Fiel aos palcos, ele atuou nos últimos anos nos palcos de Nova York, apresentando em 2000 uma versão de O Julgamento de Nuremberg; e em Londres, participando em 2006 da peça Resurrection Blues, de Arthur Miller, dirigida pelo cineasta americano Robert Altman.

Na direção, Maximilian Schell estreou em 1970, com o filme O Primeiro Amor.

Em 1984 dirigiu o documentário Marlene, onde contava a vida e carreira da atriz alemã, naturalizada americana, Marlene Dietrich. Foi talvez a última participação de Marlene em filme, mesmo que só apareça a voz da atriz, que vivia reclusa em Paris, tendo falecido em 1992, aos 90 anos. Por esse documentário, ele recebeu vários prêmios. Ambos participaram do filme O Julgamento de Nuremberg, de 1961.

Maximilian Schell era padrinho da atriz Angelina Jolie.



Em O Julgamento de Nuremberg, de 1961
shatnerstoupee.blogspot.com


Com Joan Crawford



Com Joan Crawford









Em 2006
http://pt.wikipedia.org/



Em 2011
www.bz-berlin.de












Fontes:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...