segunda-feira, 31 de março de 2014

ARACY CÔRTES, 110 ANOS



Hoje, dia 31 de março, a grande cantora ARACY CÔRTES completaria 110 anos.

Nascida no Rio de Janeiro em 31 de março de 1904, Aracy Côrtes, foi uma das maiores intérpretes de nossa música, responsável por lançar inúmeros sucessos e vários compositores. Foi ela quem inaugurou o estilo Samba Canção, ao imortalizar Ai Yoyô, melodia de Henrique Vogeler com versos de Luís Peixoto e Marques Porto, em 1928.

Algumas curiosidades sobre Aracy Côrtes:


  • Seu nome de batismo era Zilda de Carvalho Espíndola. Ao iniciar sua carreira artística em circos, no final dos anos 10, usou outras variações do nome. Aracy Côrtes (o nome) surgiu graças ao compositor Otávio Viana (China) e ao jornalista Paulo Magalhães. Ela não gostou a principio, mas, acostumou-se depois.

  • Já existia uma Aracy Côrtes, que era professora. A senhora se ofendeu ao saber que sua homônima era atriz de teatro ligeiro. Isso foi no comecinho da década de 20.

  • Aracy foi uma das poucas figuras de nossa música que viveu duas épocas distintas na cultura brasileira. Ela iniciou carreira e se notabilizou ainda na Belle Époque brasileira, fazendo parte das gravações mecânicas, e depois se consagrou fase da modernização da MPB, com o surgimento, no Brasil, em 1927, da gravação elétrica e o apogeu do rádio.

  • Foi ela quem lançou compositores do quilate de Noel Rosa e Assis Valente, cujas músicas eram cantadas no teatro de revista, levando as composições e seus autores ao conhecimento do grande público.

  • Em 1930, casou-se com o sapateador Esteban Palos, irmão do cômico Palitos. Aracy deu a luz a um menino, chamado Arary, mas a criança faleceu com poucos meses de vida. Pouco depois, ela e Esteban se separaram.



Confiram uma deliciosa marchinha gravada por Aracy:

Tô Te Espiando
Marcha de Freire Jr.
Acompanhamento da Orquestra Copacabana
Disco Odeon 10.973-A, matriz 5491
Gravado em 19 de janeiro de 1933 e lançado em janeiro e fevereiro









Agradecimento ao Arquivo Nirez








Um comentário:

  1. Olá Marcelo!

    O seu blog é maravilhoso, também tenho um blog que fala de assuntos vintage e retrô, peguei algumas fotos emprestadas da Carmen Miranda, espero que não se importe, coloquei a fonte logo abaixo da postagem. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...