segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

AURORA MIRANDA, 09 ANOS DE SAUDADE

Aurora Miranda


Há 09 anos, em 22 de dezembro de 2005, falecia no Rio de Janeiro a cantora Aurora Miranda, um dos grandes nomes da MPB durante os anos 30. Aurora estava com 90 anos e faleceu em sua casa, de causas naturais.

Nascida no Rio de Janeiro em 20 de abril de 1915, Aurora Miranda da Cunha, começou cedo a ter contato com o meio artístico acompanhando sua irmã, Carmen Miranda, quando esta iniciava sua carreira de cantora. O ano era 1929 e a jovem Aurora tinha apenas treze para quatorze anos.

Em 1933, com a irmã Carmen já famosa, chegou a vez de Aurora se lançar como cantora. Foi um sucesso!

Mesmo sendo irmã de Carmen Miranda, Aurora Miranda não ficou devendo nada quanto ao talento e popularidade. Tornou-se cantora consumada, com uma belíssima voz e estilo próprio. E não pensem em rivalidades entre as irmãs. Nunca houve, muito pelo contrário. Cada vez mais conquistavam o sucesso e mais amigas e confidentes ficavam.


Aurora Miranda


Durante a década de 1930, Aurora Miranda tornou-se uma das mais respeitadas e admiradas cantoras. Interpretando composições de grandes compositores, como Assis Valente, Ary Barroso, André Filho, entre outro, ela gravou clássicos como Cai, Cai, Balão, Se a Lua Contasse, e a eterna Cidade Maravilhosa, que viria a se tornar o hino oficial da cidade do Rio de Janeiro.
Aliás, em seu primeiro disco, que trazia Cai, Cai, Balão, de Assis Valente, Aurora tem por companheiro o cantor Francisco Alves.

Em 1940, aos 25 anos, casou-se com o comerciante Gabriel Richaid. Carmen foi a madrinha e, como já estava nos EUA, deu ao casal a lua de mel em Hollywood. E porque não juntar o útil ao agradável? Aurora era belíssima, talentosa e... estava em um lugar de grande oportunidades. Vieram algumas excursões como cantora e participações em filmes. O mais conhecido é Você Já Foi à Bahia (The Three Caballeros) , de 1944, produzido pela Disney, onde ela contracena com Pato Donald e Zé Carioca. Foi a primeira vez em que atores e desenho animado atuaram juntos. A cena em que ela canta Os Quindins de Iaiá, de Ary Barroso, é antológica, tendo ainda a participação de Zé Carioca (o músico, também conhecido por Zezinho), tocando lápis nos dentes.

Ao fim dos anos 40 e início dos 50, Aurora tinha se destacado em seu trabalho, feito muito sucesso, tinha uma marido dedicado e companheiro e dois filhos. Era uma mulher completamente realizada. Em 1955 veio um grande golpe, a perda da irmã Carmen. A partir de então, mesmo tendo esporádicas aparições como cantora, Aurora passou a se dedicar à memória de sua querida irmã, não deixando que o sucesso de Carmen se apagasse, mesmo esquecendo de sua própria trajetória como cantora.

Ao longo dos anos ela fez amizade com vários fãs de Carmen Miranda, que também tornavam-se seus fã. Simpática e muito atenciosa, sempre contribuía com importantes entrevistas e testemunhos aos que a procuravam para saber mais sobre sua irmã famosa.

Aos 90 anos e já debilitada fisicamente, Aurora Miranda faleceu em seu apartamento, no Rio de Janeiro. Sua irmã, Cecília, ainda viveria mais alguns anos e seria a última Miranda a acompanhar os passos das irmãs cantoras nos anos 20, 30 e 40.


Carmen e Aurora Miranda




Algumas músicas cantadas por Aurora Miranda



CAI, CAI, BALÃO
Trata-se do primeiro disco gravado por Aurora Miranda
Marcha de Assis Valente
Aurora Miranda canta com Francisco Alves
Acompanhamento da Orquestra Odeon sob a direção de Simon Bountman
Disco Odeon 11.018-A, matriz 4674
Gravado em 22 de maio de 1933 e lançado em junho desse mesmo ano




SE A LUA CONTASSE
Marcha de Custódio Mesquita
O cantor João Petra de Barro faz participação no coro
Acompanhamento da Orquestra Odeon
Disco Odeon 11.074-B, matriz 4733
Gravado em 21 de outubro de 1933 e lançado em novembro desse mesmo ano




CIDADE MARAVILHOSA
Marcha de André Filho
Gravada por Aurora Miranda e André Filho
Acompanhamento da Orquestra Odeon
Disco 11.154-A, matriz 4901
Gravado em 04 de setembro de 1934 e lançado em outubro desse mesmo ano




NÃO TEM RIVAL
Samba de Amaro Silva
Disco Odeon 11.199-B, matriz 4984
Gravado em 29 de dezembro de 1934 e lançado em fevereiro de 1935




CHOREI POR TEU AMOR
Samba de André Filho
Acompanhamento do Grupo da Odeon
Disco Odeon 11.568-B, matriz 5739
Gravado em 15 de dezembro de 1937 e lançado em fevereiro de 1938










Agradecimento ao Arquivo Nirez






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...