quinta-feira, 16 de novembro de 2017

O NAUTA - POR SENHORITA DIVA, 1904

Em minhas pesquisas encontrei o livro Chôros ao Violão, de 1902, contendo composições de Catullo da Paixão Cearense, editado pela Quaresma & C. editores. Entre as canções, constava Meu Barco. Ao ver seus versos identifiquei a barcarola O Nauta, gravada por Senhorita Diva em disco Odeon Record lançado em 1904. 

Obs. A grafia e pontuação foram copiadas de acordo com as originais.



O NAUTA
(Meu Barco)
Barcarola de Catullo da Paixão Cearense
Gravado por Senhorita Diva
Disco Odeon Record 10.047, matriz R-703
Lançado em 1904



Meu barco é veleiro
e singra ligeiro
ao sopro grosseiro
do rijo tufão!
E eu, sem receio,
das ondas no meio,
tomando do veio,
lhe dou direcção.

Sem dôr e sem maguas,
zombando das fragas,
no meio das aguas
sou mais do que um rei!
Os ventos me falam,
as ondas me embalam,
e as vergas que estalam,
jamais receei.

Vem, pois minha amada,
viver encantada,
commigo embalada
no barco que é meu!
E o nauta afamado,
de ti sempre ao lado,
verás desvelado,
que o nauta sou eu.

Meu barco é veleiro
e singra ligeiro
ao sopro grosseiro
do rijo tufão!
E eu, sem receio,
das vagas no meio,
nos versos me enleio
de minha canção. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...