segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

30 ANOS DE PESQUISAS MUSICAIS


CARMEN MIRANDA
Arquivo Marcelo Bonavides


O dia de hoje, 24 de dezembro, marca não somente a Véspera de Natal, mas também o dia em que comecei a me dedicar às pesquisas musicais, há 30 anos.

A cada ano eu faço questão de sempre comemorar essa data, tão importante para mim, pois a partir dela minha vida se transformou. Posso dizer que há uma fase anterior e outra posterior a esse dia. Na Véspera de Natal de 1988, aos 13 anos de idade, ganhei de meus pais o LP Revivendo Dalva de Oliveira, com Roberto Inglez e Sua Orquestra, do selo Revivendo, do saudoso pesquisador Leon Barg (Curitiba – PR).

A partir de então, passei a me dedicar a pesquisar e conhecer os intérpretes de décadas passadas. Quanto mais eu voltava no tempo, mais gostava do que ia conhecendo, principalmente me interessando pelo trabalho de artistas que haviam feito sucesso em suas épocas, mas eram desconhecidos pelas gerações posteriores. Voltei-me com maior interesse pelas figuras femininas que eram as mais esquecidas, se comparadas com os cantores e atores. Dessa forma, fui conhecendo o talento de Aracy Côrtes, Zaíra Cavalcanti, Zaíra de Oliveira, Jesy Barbosa, Yolanda Osório, Otília Amorim, Elisa Coelho, Laura Suarez, e tantas outras boas artistas.

Voltando mais no tempo, conheci a Casa Edison e outras gravadoras, bem como seus artistas, nos quais destaco algumas cantoras: Júlia Martins, Nina Teixeira, Medina de Souza, Senhorita Odete e Senhorita Consuelo, Risoletta e Pepa Delgado, a quem passei a admirar intensamente e ter o prazer de conhecer sua família. Hoje, Pepa Delgado é como se fosse uma parenta querida, tão envolvido fiquei com sua trajetória que ela foi o tema de minha monografia, ao me formar em História em julho de 2018. Mas esse é assunto para outra ocasião.

Trago para apreciarmos novamente o LP Revivendo Carmen Miranda – Junto de Vocês, porém, agora apresento trechos originais do Catálogo Victor onde há informações sobre as gravações. Todas as faixas foram retiradas de discos 78 rpm, gentilmente cedidos pelo Arquivo Nirez, que há décadas vem me ajudando nas pesquisas e na feitura desse blog. Ao amigo Nirez (Miguel Ângelo de Azevedo), agradeço sempre a amizade e a ajuda em minha trajetória como pesquisador.

Carmen Miranda foi uma surpresa em minha vida. Creio que todos de minha geração a conheçam desde pequenos através da imagem de baiana estilizada. Também era assim como eu a conhecia. Porém, a partir de 1988, eu passei a conhecer uma Carmen Miranda diferente, em seus primeiros anos de carreira. Houve um choque inicial, mas logo fui gostando do que via e ouvia. Seu repertório e carisma me cativaram profundamente. Em 24 de junho de 1989 (sim, eu me lembro da data e ainda guardo a nota do disco) eu comprava o LP que apresento a vocês, na loja Francinet Discos do Shopping Center Um. Ao chegar em casa, meu pai logo o gravou em fita cassete para que eu pudesse ouvir mais vezes quando quisesse. E assim, minha admiração e respeito pela Pequena Notável foi aumentando ao longo dos anos e décadas.

Hoje, procuro divulgar minhas pesquisas ao maior número de pessoas. É um trabalho árduo, mas gratificante. Quem pesquisa sabe de suas dificuldades e desafios, mas também sabe o quanto é bom vermos o nome de artistas tão queridos por nós ser novamente lembrado ou conhecido por novas gerações, que passam a admirá-los. Assim, por hora através do Blog Estrelas Que Nunca Se Apagam, e na página equivalente do Facebook, eu vou apresentando a vocês vários artistas que merecem ser relembrados, cujos talentos ainda nos impressionam.

Grande abraço a todos!


Arquivo
Marcelo Bonavides





CARMEN MIRANDA - JUNTO DE VOCÊS




Lado A

ANOITECEU


Samba de Ary Barroso
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento dos Diabos do Céu
Disco Victor 33.904-B, matriz 79810-1
Gravado em 08 de janeiro de 1935 e lançado em fevereiro



TÃO GRANDE, TÃO BOBO


Marcha de Assis Valente
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.721-A, matriz 65823-1
Gravado em 01 de agosto de 1933 e lançado em novembro



POR AMOR A ESTE BRANCO 


Samba de Custódio Mesquita
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento do Grupo do Canhoto, sob a direção de João Martins
Disco Victor 33.709-A, matriz 65790-1
Gravado em 29 de junho de 1933 e lançado em outubro



TENHO UM NOVO AMOR


Samba de Angenor de Oliveira (Cartola) e Noel Rosa
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento do Grupo da Guarda Velha
Disco Victor 33.575-B, matriz 65486-2
Gravado em 11 de maio de 1932 e lançado em julho



ASSIM SIM


Marchinha de Francisco Alves, Noel Rosa e Ismael Silva
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Harry Kosarin e Seus Almirantes
Disco Victor 33.581-A, matriz 65502-1
Gravado em 31 de maio de 1932 e lançado em dezembro




DEIXA DISSO


Samba de Ary Barroso
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento de Orquestra e Coro
Disco Victor 33.398-A, matriz 65059-2
Gravado em 13 de dezembro de 1930 e lançado em janeiro de 1931




TRISTE JANDAYA


Canção Toada de Josué de Barros
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Josué de Barros aos Violões
Disco Victor 33.249-A, matriz 50134-2
Gravado em 04 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930




Lado B


MULATINHO BAMBA


Marcha de Ary Barroso e Kid Pepe
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento dos Diabos do Céu
Disco Victor 33.904-A, matriz 79809-1
Gravado em 08 de janeiro de 1935 e lançado em fevereiro




SONHEI QUE ERA FELIZ


Samba de Ary Barroso
Gravado por Carmen Miranda e Zaíra de Oliveira
Acompanhamento do Grupo da Guarda Velha
Disco Victor 33.508-A, matriz 65329-1
Gravado em 14 de dezembro de 1931 e lançado em fevereiro de 1932




ABSOLUTAMENTE


Marcha de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Orquestra
Disco Victor 33.458-A, matriz 65171-1
Gravado em 22 de junho de 1931 e lançado em agosto




CARNAVÁ TÁ AHI


Marcha Carnavalesca de Pixinguinha e Josué de Barros
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Orquestra e Coro
Disco Victor 33.399-A, matriz 65054-3
Gravado em 11 de dezembro de 1930 e lançado em janeiro de 1931




NEGUNHO


Canção de Joubert de Carvalho
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento da Orquestra Victor de Salão
Disco Victor 33.287-B, matriz 50239-2
Gravado em 22 de abril de 1930 e lançado em julho




OS HOME IMPLICA COMMIGO


Samba de Pixinguinha e Carmen Miranda
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento de Clarinetas e Violões
Disco Victor 33.331-A, matriz 50344-2
Gravado em 21 de junho de 1930 e lançado em setembro




BEMZINHO


Samba de Ary Barroso
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento de Orquestra
Disco Victor 33.445-B, matriz 65161-1
Gravado em 10 de junho de 1931 e lançado em julho






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...